Robinson R44 Raven II
O R44 Raven II possui grande potência, alta performance em operação e melhor desempenho em altitude. Desenvolvido a partir do consagrado projeto Robinson, mantém a melhor relação custo-benefício do mercado. Comporta três passageiros mais piloto e possui espaço para bagagem debaixo dos assentos.
Sua fuselagem aerodinâmica resulta em um voo com maior velocidade e menor consumo de combustível, permitindo que o helicóptero tenha uma autonomia acima de três horas. O desenho da cabine possibilita uma visão desobstruída de qualquer assento e proporciona maior conforto aos passageiros.
Motor
Lycoming IO-540 – Possui seis cilindros e injeção direta de combustível. Derivado do O-540 desenvolvido em 1957, eliminou a necessidade de um carburador e passou a desenvolver maior potência, contando com 245 hp para a decolagem e 205 hp contínuos; opera com gasolina de aviação AVGAS. A Lycoming Engines foi fundada em 1845 nos Estados Unidos e fabrica motores para aviação desde 1929, sendo líder de mercado no segmento.
Procedimento Simplificado de Partida – Botão no coletivo que permite a partida com um simples toque.
Manutenção
Calendário simplificado de inspeção requer somente troca de óleo e filtro entre as inspeções de 50 e 100 horas. A revisão geral é feita a cada 2.200 horas ou 12 anos, para célula e motor.
Informações Técnicas da Aeronave
Carga Útil (c/ tanque cheio)
Capacidade de Combustível
Preço Configuração Básica*
*Preços nacionalizados na configuração básica de acordo com a lista de preços de 15 de abril de 2018. Sujeito a alterações.
Principais Opcionais
Novo Painel e Aviônicos – O painel foi redesenhado permitindo a instalação dos novos aviônicos digitais Aspen EFD1000H ou Garmin G500H . Diminuiu-se a distância em relação ao piloto, possibilitando menor movimento para operar os aviônicos.
Ar Condicionado – Possui ventoinhas na frente e atrás da cabine para melhor circulação do ar frio e opção de duas potências de ventilação. O sistema pesa somente 19 kgs e gera 17.000 Btu/hr.
Piloto Automático – O piloto automático Genesys HeliSAS possibilita o controle dos eixos lateral e longitudinal, mantendo a atitude, altitude e proa, além da velocidade indicada, podendo ser desacoplado rapidamente pelo piloto, caso necessário.
Console Central – Posiciona o GPS e outros aviônicos de uma forma fácil de visualizar e operar em frente ao piloto, minimizando o tempo de manuseio. O console acomoda GPS, rádios, transponder e piloto automático.
Tomada de Fonte Externa – Possibilita a partida caso a bateria esteja fraca. O receptáculo comporta a entrada padrão das fontes externas.
Janelas Bolha – Disponível nas quatro portas, possibilita melhor visualização externa e maior conforto devido ao maior espaço em relação ao ombro.
Horizonte Artificial Digital – Permite melhor visualização em um painél analógico. Pode ser instalado também na barra central do para-brisas.