Robinson R66 Turbine
O R66 Turbine possui grande potência, alta performance em operação, melhor desempenho em altitude e maior capacidade de passageiros e bagagem. Desenvolvido a partir do consagrado projeto Robinson, mantém a melhor relação custo-benefício do mercado. Comporta quatro passageiros mais piloto e possui amplo bagageiro externo com capacidade para 130 kgs de bagagem, além dos espaços debaixo dos assentos.
Sua fuselagem aerodinâmica resulta em um vôo com maior velocidade e menor consumo de combustível, permitindo que o helicóptero tenha uma autonomia acima de três horas. O desenho da cabine possibilita uma visão desobstruída de qualquer assento e proporciona maior conforto aos passageiros.
Turbina
Rolls Royce RR300 – Derivada do RR250 foi desenvolvida especificamente para o R66. Opera com querosene de aviação (QAV), desenvolvendo excelente potência e tempo de resposta, combinado com peso leve e instalação compacta. Possui também Sistema Anti-Gelo padrão. Dispõe de 300 shp de potência, sendo 270 shp para decolagem e 224 shp contínuos.
Procedimento Simplificado de Partida – Controle de corte de combustível separado da manete do coletivo reduz drasticamente a chance de superaquecer a turbina durante a partida.
Unidade de Monitoramento do Motor (EMU) – Registra todos os dados de operação do motor como RPM, torque, temperatura, entre outros. Caso haja algum excesso dos parâmetros, uma luz no painel irá indicar. É possível conectar um laptop e baixar um relatório de quais parâmetros foram excedidos e o quanto excedeu.
Manutenção
A revisão geral é feita a cada 2.000 horas ou 12 anos para a célula e 2.000 horas ou 3.000 ciclos de partida para o motor. Não é necessária nenhuma manutenção entre as inspeções de 100 horas para a célula e 200 horas para o motor.
Informações Técnicas da Aeronave
Carga Útil (c/ tanque cheio)
Capacidade de Combustível
Preço Configuração Básica*
*Preços nacionalizados na configuração básica de acordo com a lista de preços de 15 de abril de 2018. Sujeito a alterações.
Principais Opcionais
Novo Painel e Aviônicos – O painel foi redesenhado permitindo a instalação dos novos aviônicos EFIS PFD e MFD Garmin G500H ou Aspen EFD1000H Pilot ou Pro. Diminuiu-se a distância em relação ao piloto, possibilitando menor movimento para operar os aviônicos.
Piloto Automático – O piloto automático Genesys HeliSAS possibilita o controle dos eixos lateral e longitudinal, mantendo a atitude, altitude e proa, além da velocidade indicada, podendo ser desacoplado rapidamente pelo piloto, caso necessário.
Ar Condicionado – Possui ventoinhas na frente e atrás da cabine para melhor circulação do ar frio e opção de duas potências de ventilação. O sistema pesa somente 19 kgs e gera 17.000 Btu/hr.
Console Central – Posiciona o GPS e outros aviônicos de uma forma fácil de visualizar e operar em frente ao piloto, minimizando o tempo de manuseio. O console acomoda GPS, rádios, transponder e piloto automático.
Bateria de Alta Capacidade – Com 25 ampéres, reduz consideravelmente a chance de uma partida quente. Possibilita maior conforto e segurança para operar em lugares que não possuem fonte externa de partida.